Menu+

Festa de um ano

Postado em 02/10/2015 por em Desenvolvimento | 1 comentário

A Ju contou aqui como comemorou o primeiro ano da Maria Antônia e sobre o porquê preferiu não fazer festa. Por aqui, por outro lado, eu quis fazer uma festinha para marcar essa data, mas algo mais caseiro.

Mesa da festa decorada pela vovó Magé | Crédito da foto: Arquivo pessoal.

Mesa da festa decorada pela vovó Magé com bolo temático feito pela vovó Bete | Crédito da foto: Arquivo pessoal.

Reservamos o salão de festas do condomínio dos meus pais, minha mãe fez a decoração e minha sogra o bolo. O tema, para alegria geral do pai da criança, foi fusca. Compramos salgadinhos e docinhos e uma amiga nossa fez mini cupcakes e brigadeiro de colher da sua Fábrica de Cupcakes. Por ser uma festa “em casa”, a lista de convidados teve que ser mais restrita até pelo tamanho do local.

Não tínhamos garçom, mas contratamos, de última hora, uma moça que ajudou a esquentar e servir os salgadinhos. Tínhamos pensado em nós mesmos (com a ajuda dos nossos pais) fazermos isso, mas foi bem bom termos contratado essa pessoa, pois ficamos bem ocupados recebendo os convidados e cuidando do Gabriel.

Busquei fazer uma festinha bem legal, com atração para as crianças se entreterem (já que tínhamos um número considerável de pequenos) e comida para todos os gostos. Assim, dois pontos que acho que valeram o investimento (financeiro e de tempo) foram:

Mesa das Crianças

Como eu e a Ju estamos nesta vibe de alimentação saudável para nossos pequenos, eu quis fazer umas comidinhas mais naturais para disponibilizar aos bebês/crianças que também seguem essa linha. Fiz então o pão de queijo fake (que a Ju já passou a receita no nosso insta), o bolinho de banana da Ana Rubik, o sagu de mentirinha da Fabi Lima, além de disponibilizar frutas, tomatinho cereja, mini cenoura e sucos. Tudo sem sal e sem açúcar.

O pessoal gostou – até alguns adultos provaram. Lógico que parte das crianças se atracou nos doces e ficou com a boca azul de um granulado que tinha para acompanhar o brigadeiro de colher. Mas achei legal ter essa opção mais saudável. Num mundo ideal, talvez a festa inteira deveria ser assim, tipo a festa da filha da Bela Gil, mas por aqui ainda não chegamos nesse nível. Acabamos não tirando foto da mesa, mas juro que estava bem bonita e gostosa.

Área das crianças

Espaço Baby alugado da AlugueBrinque.do | | Crédito da foto: Arquivo pessoal.

Espaço Baby da AlugueBrinque.do foi a alegria da criançada | Crédito da foto: Arquivo pessoal.

Eu achava que era importante ter algo para distrair as crianças, considerando que tinham várias convidadas. Num primeiro momento, pensei em levar o tapetinho e os brinquedos do Gabriel mesmo, mas aí achei que daria muito trabalho pra transportar e higienizar depois.

Então comecei a pesquisar aluguel de brinquedos e já estava certa de alugar uma pequena piscina de bolinhas e uma gangorra de plástico. Eu precisava de opções pequenas, já que seriam montadas dentro do salão de um prédio.

Aí, nesta busca pela internet, me deparei com a empresa AlugueBrinque.do. Eles têm uma proposta bem legal de aluguel de brinquedos diferenciados, desses de casa e de marcas boas. Fechei um kit festas para montar o que eles chamam de Espaço Baby (até mais em conta do que alguns dos aluguéis que eu tinha orçado) e tive direito a escolher um número x de brinquedos de acordo com o valor das pecinhas (entrem no site deles pra entender). O pacote também inclui um tapete de EVA. A empresa dá um atendimento bem personalizado, sugerindo, inclusive, brinquedos mais adequados à idade das crianças que estarão na festa.

Ficou uma área bem legal e as crianças aproveitaram um monte. Achei essa opção boa, porque os outros brinquedos que num primeiro momento eu pensei em alugar são mais voltados para crianças maiores e, na festa do Gabriel, a maior parte dos pequenos tinha menos de 3 anos.

………………………………..

Foi uma tarde super especial, mas realmente foi bem cansativo. Isso que eu contei com um mega apoio da família para montar a decoração e organizar o salão. Eu só cheguei umas duas horas antes do horário marcado para começar e já estava tudo praticamente pronto.

De manhã, eu quis ficar em casa com o Gabriel pra ver se ele dormia e também para preparar as comidinhas da mesa das crianças. Ele dormiu, mas bem pouco. Conclusão: na festa ele não estava nos seus dias mais simpáticos e não se entregou ao sono fácil. Foi dormir só no final da festa e isso foi um pouco estressante, já que fiz algumas tentativas frustradas para tentar fazê-lo dormir vendo o seu cansaço e não consegui.

Na verdade, festas já naturalmente me estressam quando organizo (quem me conhece, sabe rs), pois fico nervosa de não conseguir dar muita atenção pra todo mundo, já que, normalmente, reunimos pessoas de diferentes grupos. Agora, além disso, eu tinha também que cuidar do Gabriel e tentar fazê-lo dormir, comer, etc… Então confesso que não relaxei tanto.

Apesar do sono, Gabriel aproveitou a festa e brincou bastante. | Crédito da foto: Arquivo pessoal.

Apesar do sono, Gabriel aproveitou a festa e brincou bastante. | Crédito da foto: Arquivo pessoal.

Claro que ele também não vai se lembrar da festa. Como dizem, festa de um ano é pra família (pais) e não para a criança. É verdade! Mas ainda assim quis fazer para marcar este primeiro ano de tanta felicidade e de tanto aprendizado. Foi muito especial juntar tantas pessoas de quem gostamos (nem todas que gostaríamos, mas as que foram possíveis) para dar parabéns ao nosso pequeno e transmitir tantos sentimentos bons para ele e para a gente.

Como eu já disse num outro post sobre viajar com filhos, enquanto ele ainda for muito pequeno para se lembrar, minha memória vale por nós dois. E eu sei que, apesar do sono, ele aproveitou a sua festa, engatinhando pra lá e para cá e curtindo colos de tanta gente que o ama.

No final das contas, penso que o que vale é celebrar esse um ano de muito amor, seja com uma festinha como a que fizemos, com uma viagem como a Ju fez, com um festão para quem preferir ou até só em casa mesmo, agradecendo por esse primeiro de tantos anos de muita felicidade. Eles são nosso maior presente e nosso maior presente pra eles é estar presente não importa onde (num salão de festas, numa casa de festas, em casa ou em outra cidade). O importante é estarmos juntos! <3

Tags: , , , ,

1 Comment

  1. ADOREI o tema da festa!! Uma pena que não estivemos presentes, mas já anotei várias dicas para a próxima festinha do Vini 😉

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *